Viajando pela Irlanda: Belfast e Giant´s Causeway

Na escola, estudamos as condições que fizeram com que a Irlanda fosse dividida em dois países. No sul, se formou a República da Irlanda, onde a capital é Dublin, a maioria da população é católica e a moeda é Euro. Há alguns quilômetros a norte está Belfast, a capital da Irlanda do Norte, que é parte do Reino Unido, possui como moeda a Libra e uma sociedade protestante.

Um dos passeios mais populares entre os intercambistas é justamente exploras as belas paisagens do norte. Saindo de Dublin, em pouco mais de duas horas já cruza a fronteira. Na verdade, não há indicação em que você mudou de país. A dica é reparar as faixas na estrada que passam a ser brancas.

As excursões costumam passar por Carrick-a-rede rope bridge, uma ponte suspensa de cordas com 20 metros de comprimento situada perto de Ballintoy, condado de Antrim, Irlanda do Norte. Situada a 30 metros do mar, é possível ver salmões nadando em água cristalina.

A Calçada do Gigante (Giant’s Causeway) foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO em 1986 sob o nome de “Calçada do Gigante e sua Costa”, e como Reserva Natural em 1987. A explicação científica é que esse conjunto pedras gigantescas é resultante de uma erupção vulcânica há mais de 60 milhões de anos.

Porém para os irlandeses a explicação é outra. Diz a lenda que o gigante Finn MacCool  havia desafiado o gigante escocês Benandonner, mas não havia uma embarcação para transportá-los. Então, MacCool construiu uma calçada que ligava os dois lados. Benandonner, que era mais forte e maior, aceitou o desafio e viajou para Irlanda. Ao ver o tamanho do oponente, a esposa de Finn MacCool, decidiu vestir o marido como um bebê. Quando Benandonner chegou à casa dos dois e viu a criança, pensou: “Se o bebê é deste tamanho, imagine-se o pai!”, e fugiu correndo para a Escócia. E para ter certeza de que não seria perseguido por Finn MacCool destruiu a estrada, restando apenas as pedras que agora formam o Giant’s Causeway.

A Wice também organiza excursões pela Irlanda do Norte. Confira o vídeo e veja as belas paisagens da região.

[gravityform id=”55″ title=”true” description=”true”]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *