About Ireland: Spire, o Monumento da Luz

Quem tá pra chegar em Dublin já deve ter ouvido falar do tal do Spire; E quem já tá na capital Irlandesa, com certeza em algum momento usou o pequeno monumento – de mais de 120 metros de altura – como ponto de encontro ou pra se localizar nessas ruas que quando a gente chega parecem ser todas iguais. Mas pouca gente sabe o que o Monumento da Luz que é o nome oficial do Spire representa. Então, hora da história!

O Spire é novinho, um baby no quesito monumentos dessa cidade centenária. Ele começou a ser construído em 1999 pra ser inaugurado no ano 2000, como forma de celebrar a virada do milênio. Mas ele só ficou pronto em 2003, porque rolou um bug do milênio por aqui um caso grave de “suposto” superfaturamento na construção na qual foram gastos € 4 milhões.

Os irlandeses não curtem muito o Spire apesar dele ser lindão, todo trabalhado no aço inoxidável, porque ele traz essas lembranças referentes à corrupção se a gente for pensar assim no Brasil vamos odiar todos os monumentos, rsrs (é rir pra não chorar 1).

Ah, e Onde hoje está o Spire, no coração da O’Connell Street, antes estava o Pilar de Nelson, construído entre 1808 e 1809 para homenagear o visconde inglês Nelson Pillar. O monumento foi destruído explodido pelo IRA – Exército Republicano Irlandês, para acabar com qualquer coisa que lembrasse a Inglaterra, colonizadora exploradora da Irlanda beijo colonizadores queridos rsrs (é rir pra não chorar 2).

Mas isso ficou no passado! Então, quando você estiver em Dublin, vale a pena sim parar um tempinho pra olhar o Spire que tem 3 metros diâmetro na base e só 15cm na ponta. Inclusive, reza a lenda que alguns observadores atentos de plantão chegaram a ver a pontinha do monumento se inclinando até 1,5 metros por causa de fortes e gelados ventos que quase não temos na Irlanda rsrs (é rir pra não chorar 3).

Vem cá ver pra crer!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *