Solstício: siga o ritual milenar e renove seus pedidos para 2018

Conhecida por suas diversas tradições e mistérios, a Ilha Esmeralda celebra amanhã (quinta-feira) o Solstício de inverno. A data marca o dia com menos luz solar no ano, sendo o início do inverno no hemisfério Norte.

No calendário celta (uma das primeiras civilizações a habitar a Irlanda), a data marcava o meio da estação mais fria do ano. Época em que inicia a germinação das plantas e reinício, celebrado com muita festa e rituais.

Muitos dos costumes milenares foram mantidos pelas gerações irlandesas. De forma anual, grupos se reúnem em pontos específicos de Dublin. Confira algumas das características destes encontros:

Vestimenta voltada à natureza – coroa de folhas na cabeça (algumas com galhos simbolizando chifres de animais), roupas mais escuras que remetam à terra;

Fogueira – os presentes recebem papéis para escrever pedidos e agradecimentos, os quais são jogados na fogueira como forma de renovar projetos e agradecer por metas alcançadas;

Música – a procissão e preparo para a fogueira são feitas ao som da música celta e tambores.

Como no ano passado, a praça da Smithfield Square, em Dublin 7, cediará um dos encontros nesta quinta-feira à noite, a partir das 17h30min. Chegue antes do sol se pôr e aproveite este momento para renovar seus pedidos para 2018!

Luz Solar

Entre 1º de novembro e 21 de dezembro o período de luz solar diminuiu gradativamente, chegando a amanhecer às 8h30 e escurecer por volta das 16h na Irlanda. A partir de agora, os dias passam a ser mais longos. A média é de dois minutos a mais de luz solar a cada dia.

 

 

Fotos: Eduardo Eggers e Renata Agostini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *