Seguro governamental X seguro viagem

Uma das exigências para se conseguir um visto de estudante na Irlanda é a obtenção do seguro saúde governamental. Essa regra, que vale desde 2011, é uma forma de garantir que em caso de emergência (acidentes, infarto, derrames, etc.), o intercambista tenha acesso a atendimento médico.

O  seguro não cobre consultas de rotina nem idas ao dentista, por exemplo. Se você precisar ir ao médico por estar com algo de menor gravidade, é um GP (General Practitioner) que você deve procurar. Esse clínico geral irá examinar e, se for necessário, encaminhará a um especialista.  Uma consulta com um GP varia entre 40 a 80 euros.

Apesar do nome, o seguro é privado e tem parcerias com os hospitais públicos irlandeses. Todo intercambista Wice possui esse item no pacote. É importante lembrar que ele só é válido na Irlanda.

Já o seguro de viagem funciona de forma diferente. No caso do GTA, que é um dos mais populares, o estudante vai ter direito a médicos, exames de sangue, urina, fezes. Em alguns casos, o profissional de saúde vai até o intercambista sem ele ter que pagar nada a mais por isso.

Os seguros privados possuem coberturas diferentes. Os países europeus que participam do Tratado de Schengen exigem cobertura mínima de 30 mil euros. No caso da Irlanda, que não faz parte do tratado, o valor é menor. Por isso um intercambista em terras irlandesas é aconselhado a adquirir o GTA Bronze. Porém, viajar pela Europa faz parte dos planos é bom escolher ou plano, pelo menos para o período da viagem.

[gravityform id=”55″ title=”true” description=”true”]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *