Nosso passaporte pelo mundo

Cada vez mais os brasileiros querem viajar. No último ano, a Polícia Federal bateu o recorde no número de passaporte emitidos com mais de 2 milhões de novos documentos. Atualmente, o passaporte brasileiro dá acesso a 153 países, ocupando 21.ª posição junto com Romênia e Bulgária.

Atualmente o passaporte brasileiro possui validade de 10 anos e custa 257,25 reais. Se você está planejando um intercâmbio, é fundamental providenciar o documento. Caso já tenha, fique de olho no vencimento. O ideal é que o documento tenha data para expirar, no mínimo, 6 meses após o término do programa.

Muitos países possuem uma política de controle de entrada que leva em conta a validade do documento. Então, suponhamos que esteja fazendo um intercâmbio de 8 meses na Irlanda com passaporte válido para 10 meses. Caso queira aproveitar para conhecer a França, por exemplo, você deverá fazê-lo antes dos seus 4 meses, já que os franceses exigem a apresentação de um passaporte válido para 6 meses.

Cores e significados

O passaporte brasileiro tem capa azul, assim como a maioria dos nossos vizinhos americanos.  Canadá, Argentina, Uruguai são exemplos. Os Estados Unidos só adotaram o azul em 1976 para combinar com a cor da bandeira.

Normalmente, países da mesma região possuem documentos das mesmas cores. Isso porque a coloração, na maioria dos casos, está ligada a geografia-política e religião dessas nações.

O vermelho é a cor dos passaportes da União Europeia, com exceção da Croácia, que é azul. Além disso, China, Turquia e Rússia são exemplos de países que também optaram pela coloração.

Países que seguem o alcorão possuem uma ligação forte com o verde, já que se acredita ser a tonalidade predileta do profeta Maomé. Por isso, países islâmicos tendem a adotar passaportes verdes.  São exemplos, Paquistão, Argélia e Arábia Saudita.

Passaportes pretos não são tão comuns, porém foi a cor escolhida por Nova Zelândia, além de países africanos como Angola e Congo.

[gravityform id=”55″ title=”true” description=”true”]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *