Jumpers, Crackers e Elfs… prepare-se pro Natal irlandês!

A Irlanda tem alguns costumes bem peculiares, se tratando de Natal. No ano passado, teve a competição de maior número de pessoas usando jumpers! No Brasil chamamos de blusão. Aqui eles são a sensação natalina!

Mas, os costumes não ficam só na vestimenta comemorativa. Na Terra das Fadas, nada fica sem um toque de magia. Os Elfs estão à solta pelas casas, encantando crianças e adultos, na espera pelo Santa Claus (Ho ho ho).

Na àrvore natalina, há doces candy cane, além de crackers reservando alguma surpresa! Sem falar nos puddings, mince pies e gingerbread men, prontos para servirem familiares e convidados.

Se tratando de decoração, ai de você se esquecer das reindeers! Além de ajudar Santa, elas são um dos animais símbolos da Irlanda. A porta também merece atenção especial e, assim como em milhares de casas brasileiras, ela recebe uma guirlanda que rima com Irlanda, mas na Ilha se chama wreath.

 

Confere aí detalhes destes costumes! Vamos à explicação:

Jumpers: se você está na Ilha já deve ter percebido que têm pessoas usando blusões de Natal desde novembro. Pois bem, elas continuarão usando todo o santo dia até 25 de dezembro. São os mais variados tipos: de rena, Papai Noel (Santa Claus), com plumas ou luzinhas… e sempre, mas sempre, terá algum grupo de pessoas usando exatamente um igual. Vai ser difícil não ter um.

Candy Cane: eles estão pendurados em todas as Christmas Trees irlandesas. Além de garantir a alegria de todos depois do Natal (feitos de caramelo né), eles ajudam na decoração. Parecem cabos de guarda-chuva, bem temático para a Ilha (hehe).

Crackers: pouca gente conhece o que são. Olhando a embalagem, parecem uma espécie de bombom de papel por causa do formato. Essas caixinhas, quando abertas, contêm uma surpresa! Tcharam!!!! Pode ser doce, objetos diversos ou até joker (piada).

Puddings: esses são mais fortes do que os brasileiros. O prato costuma ser preparado meses antes do Natal. Uma espécie de panetone, com frutas, ele contém uma grande porcentagem de alcóol. Embebecido no destilado, o pudding se conserva e ganha mais sabor.

Mince Pie: são pequenas tortinhas recheadas com diferntes tipos de frutas. Apesar do nome lembar carne, não leva nada disso não.

Gingerbread man: aquele biscoito famoso que carrega três botões, o rosto e o contorno do corpo. As crianças irlandesas adoram brincar com ele, porém… elas não gostam muito do gosto de gengibre (ginger).

Reindeers: na Irlanda, a maioria das crianças e adultos sabe nome por nome das renas do Santa Claus. A mais famosa é Rodolph, primeiro da fila. Elas estão por toda a parte, em especial nos jumpers.

Wreath: de todos os tipos e tamanhos, as guirlandas são levadas bem a sério pelas famílias tradicionais. Algumas têm até mais de uma pela casa. Elas trazem ramos verdes, flores e pássaros.

Elf on the shelf: misterioso e travesso, o Elf on the shelf faz a alegria da família inteira (o mais legal na minha opinião). Esse duende, ajudante de Papai Noel, aparece na casa cerca de um mês antes do Natal. A cada noite, os pais trocam ele de local e dizem aos filhos que o Elf está ali para obersá-los e contar pro Santa. Criatividade não falta! Elfs amanhecem dentro da caixa de doces, fazendo trenzinho com sapatos e locais mais inusitados possíveis. As crianças não podem tocá-lo ou ele perde a magia. Também não toquei… vai que fico sem presente!

 

Gostou das dicas? Tá por dentro de algumas das principais tradições de Natal da Ilha? Então compartilha aí com os colegas e já avisa quem está chegando.

Merry Christmas! Happy Xmas everyone!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *