About Ireland: Halloween, a origem

O Halloween tá chegando, e pra muita gente… falou em Halloween já vem à cabeça abóboras, fantasias assustadoras e o famoso “trick or treat” – gostosuras ou travessuras. Não dá pra não lembrar dos filmes com aquela criançada norte-americana pedindo doces na rua no dia 31 de outubro, neh?!  Ô coisa boa… Desculpa pra pedir doces? Queremos!

Só que na verdade a coisa toda não começou na América, nem com doces . A origem do Halloween foi na Irlanda, com os celtas, há mais de 2 mil anos atrás.

No último dia de Outubro eles faziam a festa do sol – ou festival de Sumhain / La Samon -, pra marcar o fim do período com dias mais claros e a chegada dos dias mais escuros – quem tá na Irlanda vai ver que a partir de novembro só amanhece lá pelas 9h da manhã e escurece umas 16h.

Nessa festa também era celebrado o início do Ano Novo Céltico, e a última colheita do ano – que era tipo um termômetro pros celtas: Sem rango pra encarar o inverno, a chance de haver mortes (por fome) era grande. E tem mais, diz a lenda que no dia 31 de Outubro, um portal se abria, e o mundo dos mortos se entrelaçava com mundo dos vivos. Tá aí o motivo pra galera começar a se fantasiar. A ideia era enganar os mortos que ficavam vagando pelas ruas em busca de corpos pra possuir, fingindo ser um deles.

O “gostosuras ou travessuras” só surgiu bem depois, sob a influência do Papa Gregório III que quis o unir a cultura celta ao cristianismo. Foi feita adaptação remetendo à oferenda de comida aos mortos no dia das almas – dia 2 de Novembro.

E por fim, pra encerrar porque eu já falei demais, o Halloween se tornou o “dia das bruxas” nos Estados Unidos na metade da década de 1840, com a chegada de imigrantes irlandeses que partiram pra América pra fugir da Grande Fome – que matou 1,5 milhões de pessoas na Irlanda entre 1845 e 1849.

Agora fazendo o(a) cult da turma, já dá pra sair por aí contando a verdadeira origem do Halloween 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *