About Ireland: Giants Causeway, a Calçada dos Gigantes

Se tem um lugar onde quase todos os pontos turísticos, personagens ou datas comemorativas trazem uma lenda misteriosa por trás… esse lugar é a Irlanda! Pra bater os Irlandeses nesse quesito tem que ter de fadas a gigantes, e eu não tô falando de gigantes tipo o escocês Benandonner, não! Pô, o cara saiu correndo da Irlanda com o rabo entre as pernas sem nem conhecer o oponente, aí não dá neh?!. Aqui tem que ser tipo Finn MacCool, que sem fazer nada mandou o rival de volta pra Escócia.

Não tá entendendo nada do que eu tô falando? Então bóra conhecer melhor esse duelo de gigantes que deu origem à lenda do Giants Causeway – a Calçada dos Gigantes, um dos lugares mais famosos da Irlanda do Norte.

Benandonner tava lá de boa na Escócia de saínha, tocando a gaita dele na varanda olhando pro mar, quando teve a brilhante ideia de tomar um pedacinho da Irlanda do Norte pra ele. Guerrear pra sair do marasmo neh gente?! Normal! Não tem vários líderes políticos e religiosos fazendo isso?!

Sabendo da ideia de Benandonner, o irlandês Finn MacCool resolveu ir lá peitar o cara. Qual é? Aqui não! Só que não existia barco grande e forte suficiente na época pra transportar ele, então o jeito era construir uma calçada/estrada de pedras pra chegar na Escócia. O Finn foi indo, indo e iuu! desistiu de continuar quando viu que o Benandonner era muito maior que ele lutava MMA e tals. Ele saiu à francesa pra não morrer ali na hora e ao chegar em casa contou pra mulher dele que o escocês era o bicho. Esperta que só como todas as mulheres do mundo, a Senhora MacCool deu uma bebidinha pro marido dormir como um bebê, vestiu ele de bebê dorme filhinho do coração, e quando o Benandonner chegou pra iniciar o fight, a Sra. MacCool convidou ele pra entrar e conhecer o neném dela e do Finn. Quando o escocês viu o tamanho da criança que na verdade era o Finn foi embora correndo. Se o filho era daquele tamanho, imagina o pai.

Lá se foi o Benandonner, de volta pra casinha, correndo que nem louco e quebrando a calçada que ligava os dois países pra impedir que o enorme Rsrsrs Finn MacCool fosse atrás dele. Mexe com quem tá quieto…

Os cientistas também têm uma explicação pra essa formação com mais de 40 mil colunas de basalto, com pedras hexagonais perfeitamente encaixadas, que fica na costa do condado de Antrim. Pra eles, durante uma erupção, que ocorreu há mais de 60 milhões de anos, a lava expelida pelo vulcão subiu por entre fendas de calcário no chão e ao entrar em contato com o ar frio e a água se solidificou.

Em qual versão você acredita? Eu voto na do Sr. Sra. MacCool.

 

Capa CD Houses Of The Holy – Led Zeppelin (1973) – Giants Causeway

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *