Entendendo seu payslip (contracheque, holerite)

Suponhamos que você tenha trabalhado direitinho e ao receber o pagamento, você percebe que a quantia não é exatamente o que você estava esperando. O payslip vem com várias siglas que às vezes não fazem o menor sentido para o intercambista, entendê-las pode evitar surpresas como essa.

PPS

O seu Número Pessoal do Serviço Público (PPS) é como se fosse o CPF no Brasil. É um identificador único utilizado por certos órgãos estatais para fins fiscais, acesso a benefícios sociais e serviços públicos na Irlanda.

PRSI

Pay-Related Social Insurance é o montante arrecadado para o pagamento de benefícios sócias e pensões no país.

USC

Universal Social Charge é o imposto que substituiu o imposto de renda e imposto de saúde. Trabalhadores que recebem mais de € 12.012 ao ano pagam essa taxa.

PAYE

‘Pay As You Earn’ é o sistema de dedução de taxas do seu salário.

Tax credit  

São subsídios que reduzem o total do imposto que você paga. Existem diferentes créditos fiscais que variam de acordo com o perfil do trabalhador. Por exemplo, cidadão europeu casado, funcionário de empresa, etc.

Cut Off 

Seria o valor máxmo que você ganharia com o desconto mínimo de 20%.

Gross Pay

É o salário bruto, ou seja, o montante pago antes de qualquer dedução.

Net pay 

O pagamento líquido é o valor que você recebe após as deduções de impostos.

Total DEDS 

O montante total deduzido nesse período de pagamento.

Emergency tax 

Muito intercambista leva um susto na hora que recebe o primeiro pagamento. Em alguns casos aparece um desconte de 41%. Para não ter esse tipo de problema, você deve enviar o número do PPS ao empregador para que se faça o registro no Revenue (Receita Federal).

Porém pode ficar tranquilo, essa taxa volta para o seu bolso. Basta ir a um escritório do Revenue e regularizar a sua situação.

[gravityform id=”55″ title=”true” description=”true”]payslip

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *