Dublin Bikes: se liga na dica para economizar no transporte

Você que está na Irlanda já deve ter percebido como as pessoas andam bastante de bicicleta pela Ilha! O Dublin Bikes é uma opção para quem recém chegou em Dublin e quer economizar com transporte, pelo menos até comprar a própria bike. (Por experiência própria, eu fiz isso. E, desde que cheguei na Irlanda há dois anos e meio, continuo utilizando este seviço.)

Mas afinal, o que é isso e como andar por aí com uma bike que não é sua? Seguem as dicas!

O que é o Dublin Bikes: É um serviço oferecido pelo governo irlandês, no qual são disponibilizadas várias estações de bike pela cidade para uso do público em geral (mediante pagamento prévio). Há dois planos de uso: cartão anual ou ticket para três dias.

Cartão anual: €25 por ano (mais comum para quem mora na Irlanda). Obter: você precisa se cadastrar no site oficial, preencher seus dados, enviar documentos solicitados e fazer o pagamento por cartão de crédito. Depois de alguns dias, confirmado o pagamento e informações, você recebe em casa uma carta com o cartão para uso do sistema e uma senha provisória, a qual deve ser trocada por você no sistema online.

Ticket para três dias: €5 pelos três dias (mais comum para turistas). Compra: na própria estação de bike, com pagamento feito na hora em cartão de crédito (dinheiro em espécie, Laser Maestro e VISA Electron não são aceitos).

Andando por aí: Com acesso liberado para usar a bike, você pode baixar o aplicativo para verificar onde tem uma estação mais próxima de você e quantas bikes há no local. Para retirar a bike, basta utilizar o cartão do sistema e seguir os passos da telinha, digitando a senha de acesso e escolhendo a bike. Veja qual o número da bike escolhida, a qual deve ter uma luzinha verde acesa. Seguro o dedo neste botão iluminado ao lado da bike e, ao ouvir um bip, puxe a bike para trás para liberá-la. Pronto, vai andar por aí! Para devolver, basta encaixar a bike em um dos suportes de uma das estações. Preste atenção aos dois bips na sequência, os quais confirmam que foi entregue com sucesso.

Fique ligado: As bikes podem ser utilizadas das 5:00am – 00:30am. O sistema permite que você retire uma bike em alguma das estações e a devolva em qualquer outra estação. Se você utilizar a bike pelo tempo máximo de 30 minutos, nada será cobrado. Porém, ao exceder este tempo, o sistema gera uma taxa de cobrança que varia conforme o tempo excedido (veja mais detalhes da taxa aqui).

Gostou da dica?! Para mais informações sobre o serviço, verifique no site oficial. Bora pedalar moçada!!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *