Custo de vida: Adelaide

Situada na costa, a capital da Austrália é conhecida pela vida cultural, clima mediterrâneo e 30 quilômetros de belas praias. Das grandes cidades australianas, Adelaide é a que possui o menor custo de vida, cerca de 30% mais barato que Sydney.

Os gastos com acomodação variam de acordo com a região e o tamanho do imóvel. Morar perto do centro pode sair um pouco mais caro. Um apartamento de 85 m2 sai, em média, por AU$ 1404 por mês. Se você optar por um studio, de 45 m2, prepare-se para gastar AU$ 1150. O ideal para quem quer economizar, é dividir com outros estudantes. Um apartamento com 3 quartos, para mais ou menos 5 pessoas, custa cerca de AU$500 a semana.

Alimentação, como na maioria dos lugares, o ideal para quem quer economizar é comer em casa. Em média, se gasta AU$ 250 mensais com alimentação. Um sanduíche custa AU$6 e um café pequeno não sai por menos de AU$2,70.

Em relação a lazer, se você gosta de uma cervejinha, reserve AU$7 por um pint (500ml) em um bar local. O combo cinema e jantar para dois não sai por menos de A$85.

Um mês de academia sai, em média, AU$60, já o pacote mensal ilimitado para o transporte público AU$ 60 e é possível economizar mais se você pega as duas linhas gratuitas de ônibus que circulam pela cidade. A Bee Line (99B) é um circular que liga as estações finais dos bondes de Glenelg na Victoria Square ao campus City West da Universidade da Austrália do Sul. Já o City Loop (99C) margeia o centro da cidade desde a estação de trem, passando pelo Mercado Central.

A Mainá Janini, que mora na cidade, resume seus gastos assim:

  • Aluguel de um quarto individual beeeem pequeno no centro da cidade: AU$155 semanais com contas inclusas
  • Transporte: usando o cartão de estudante, a tarifa de ônibus, em horário comercial, custa, mais ou menos AU$1,70 e você tem 2horas para usar o mesmo ticket. Se for usar o mês inteiro, AU$ 60 de para o plano mensal.
  • Alimentação (comendo só em casa): uns 200$ por mês. “Eu só como o básico e compro legumes e frutas no Central Market aos sábados, que e mais barato”.
  • Total com gastos básicos: AU$ 880
[gravityform id=”55″ title=”true” description=”true”]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *